Blog WoodFlow Gestão e inovação na indústria da madeira: o caso Pormade
16 de junho de 2025
Episódio do Podcast WoodFlow discute intraempreendedorismo e cultura organizacional com uma das maiores indústrias de portas do Brasil.
Como a gestão participativa e a implantação do intraempreendedorismo foram chave no desenvolvimento da Pormade e como esse pode ser um exemplo de sucesso para o setor madeireiro? Este é o tema do décimo sexto episódio do Podcast WoodFlow. No programa, o CEO da WoodFlow, Gustavo Milazzo, recebe o CEO da Pormade, Claudio Zini, e o Head de Desenvolvimento Estratégico da STCP, Marcelo Wiecheteck, e debate temas de gestão e cultura industrial e números e conjunturas do mercado de madeira.
Iniciando a conversa, Marcelo destacou o comportamento das exportações dos produtos madeireiros nos primeiros cinco meses de 2025, comparado ao mesmo período do ano passado. Segundo ele, houve um aumento no volume exportado na maioria dos produtos até o mês de março, em alguns casos até abril. Seguido de uma queda nas exportações em maio. No saldo geral, a diferença entre 2025 e 2024 é positiva.
“Os carros-chefe são compensados e serrado de pinus. A soma dos dois na projeção já soma praticamente dois 2,5 mi de metros cúbicos exportados neste ano. E já superaram os números de 2024 em quase 16% no compensado, e o serrado 8% acima de igual período de 2024", acrescentou Marcelo.
Passando para o tema central do episódio, Claudio Zini contou como há mais de 40 anos implantou o intraempreendedorismo na gestão de pessoas da Pormade. Baseado em grandes nomes da gestão de empresas, Zini acredita que uma ideia bilionária surge no chão de fábrica e todas as pessoas podem ter autonomia para fazer o melhor.
Ainda na década de 1980 criou para a Pormade valores que são chamados de “dez mandamentos", entre eles o terceiro chama atenção “Desobedecer para fazer o melhor". Claudio explica que esse valor é compartilhado entre todos na empresa que são instruídos a relatar problemas e encontrar soluções criativas que favoreçam a companhia. “Não é para fazer apenas o que é pedido. Se ele observa que tem um jeito melhor, ou que aquilo não é o ideal, o colaborador deve desobedecer", relata Zini.
Esse modelo disruptivo, segundo o CEO da Pormade, levou anos para se enraizar na empresa e o investimento em cultura e comunicação foi essencial. “Temos frases espalhadas por toda a empresa, nas paredes dos barracões, em banners no chão de fábrica, para que vejam todo dia a todo momento e a cultura se torne hábito", disse.
Para Claudio, essa cultura é a chave que levou a empresa a ser referência em portas no mercado basileiro. Em 2024 o faturamento foi de mais de R$ 460 milhões, tornando-se tornando a primeira no Brasil a entregar a porta completa e instalada vendendo direto ao consumidor. O investimento principal é na área de tecnologia, para que a indústria “converse” diretamente com o instalador da porta a fim de entregar o melhor para o cliente.
“Somos a Amazon dos anos noventa, costumo dizer. Minha equipe conseguiu desenvolver um sistema em que posso receber um pedido de uma porta ou de mil portas, sem isso atrapalhar o andamento da indústria", acrescentou o diretor-presidente.
Perspectivas para 2025
Apesar de um cenário desafiador, a partir deste ano, a Pormade investe também no segmento de portas em ACM e alumínio e projeta um crescimento de faturamento para R$ 500 milhões.
Sobre os demais produtos madeireiros, Marcelo projeta que haja uma redução nas exportações no segundo semestre. Sobretudo sobre a possível taxação nos EUA, investigações de antidumping.
“Outro fator que as empresas devem ficar atentas é o EUDR [Legislação anti desmatamento da União Europeia] e investir em rastreabilidade de sua matéria prima e documentações para atender aos novos requisitos para os produtos que se destinam à Europa", finalizou Marcelo.
O Podcast WoodFlow é uma iniciativa da startup de exportação de madeira WoodFlow, e visa debater, uma vez ao mês, sobre o mercado de madeira. O CEO da WoodFlow, Gustavo Milazzo conduz as entrevistas sempre retratando o cenário e o futuro da madeira. O Podcast WoodFlow é o primeiro do país a debater temas do mercado madeireiro e pode ser acessado diretamente no YouTube ou nas plataformas de streaming de áudio.
05 de junho de 2025