Blog WoodFlow Exportações de madeira se mantiveram estáveis em abril
08 de maio de 2025
No mês de abril, o volume de exportação de produtos madeireiros acompanhados pela WoodFlow se manteve estável, na comparação com o mês anterior. A pequena variação foi de -1%. Já na comparação com o ano anterior, abril teve um desempenho 18% maior que em 2024, mesmo em meio ao cenário de incertezas no comércio internacional.
Ao analisar os valores negociados, a queda de março para abril de 2025 foi de 6%. Mesmo assim, os valores de 2025 estão acima dos praticados em igual período de 2024.
Fonte: WoodFlow, com dados ComexStat
Na cesta de produtos analisada pela WoodFlow, o maior volume exportado foi de Madeira Serrada de Pinus, com 40% do total, somando 265 mil metros cúbicos. Muito perto desse valor ficou o Compensado de Pinus, com 39% do total, somando 261,8 mil metros cúbicos.
Fonte: WoodFlow, com dados ComexStat
Quando se separa a participação dos produtos no total do valor negociado, em primeiro lugar aparece Compensado de Pinus, com US$ 82,8 milhões, seguido por Madeira Serrada de Pinus, com US$ 58,3 milhões.
Fonte: WoodFlow, com dados ComexStat
Segundo o CEO da WoodFlow, Gustavo Milazzo, ao desdobrar os dados por países, é possível observar que as exportações de madeira em abril ainda tiveram como principal destino os Estados Unidos, seguido da Europa. “A considerar o produto mais representativo em valor, que é o Compensado de Pinus, acredito que esse movimento ainda é uma corrida para aproveitar taxas menores de importação nos EUA, e também para importar dentro da cota, na Europa", destacou Gustavo.
08 de maio de 2025